O ano de 2017 foi um dos mais duros que as empresas que atuam com a importação de máquinas tiveram que enfrentar no Brasil desde a abertura do mercado.
Uma crise econômica da proporções que vivemos era sem precedentes, e não se pode culpar os empresários por não antecipar o cenário tenebroso que predominou no setor nos últimos tempos.
Contudo, embora tenhamos aprendido que há pouco espaço para previsões no Brasil, parece que a maré está finalmente virando. Os sinais econômicos de retomada estão todos aí, e mesmo que não sejam tão vistosos como gostaríamos, são certamente algumas das melhores notícias em quase dois anos.
Este é o momento de união. Os importadores de máquinas industriais são essenciais para a produtividade e a competitividade da indústria nacional. Sem a tecnologia que trazemos, todos perdem, desde as fábricas até o consumidor final.
Por isso, convido todos que têm interesse em construir um país melhor a se unir a nós, da ABIMEI, para repensarmos como queremos o Brasil dos próximos 20 anos. Só assim evitaremos os erros do passado e poderemos, enfim, deixar um legado duradouro às próximas gerações.
Que 2018 traga a todos boas notícias e ótimos negócios!
Boas Festas!
Paulo Castelo Branco